top of page

Prisão francesa de segurança máxima será construída no meio da Amazônia

 — Imagem/Reprodução: A nova instalação será situada em Saint-Laurent-du-Maroni, fronteira com o Suriname, e é considerada um ponto de trânsito crítico para a cocaína sul-americana com destino à Europa.
— Imagem/Reprodução: A nova instalação será situada em Saint-Laurent-du-Maroni, fronteira com o Suriname, e é considerada um ponto de trânsito crítico para a cocaína sul-americana com destino à Europa.

Adauto Jornalismo Policial


A França está destinando cerca de R$ 2,5 bilhões para a construção de uma prisão de segurança máxima na Amazônia, especificamente na Guiana Francesa. O projeto foi anunciado pelo Ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, durante uma recente visita ao território ultramarino.


O principal objetivo é isolar traficantes de drogas e extremistas islâmicos, interrompendo suas conexões com redes criminosas e abordando a superlotação carcerária. A previsão é que a nova instalação esteja concluída até 2028.


Localização estratégica na Amazônia

A nova instalação será situada em Saint-Laurent-du-Maroni, fronteira com o Suriname, e é considerada um ponto de trânsito crítico para a cocaína sul-americana com destino à Europa.


A localização remota foi estrategicamente escolhida para interromper o contato dos detentos com suas redes criminosas. Essa prisão faz parte de um esforço maior do governo francês para combater o tráfico internacional de drogas.


Infraestrutura avançada de segurança

A prisão terá capacidade para 500 detentos, com 60 vagas destinadas à segurança máxima e 15 reservadas para extremistas islâmicos condenados. A instalação contará com avançadas medidas de segurança, incluindo bloqueadores de celulares e drones de vigilância, tudo para garantir o isolamento eficaz dos prisioneiros.


O projeto, entretanto, não foi isento de controvérsias. Autoridades locais e moradores da Guiana Francesa protestaram contra a instalação, expressando preocupações sobre transformar a região em um depósito para criminosos de alta periculosidade de outras partes do mundo. Eles pedem soluções que priorizem a segurança local.


A construção da prisão está prevista para ser iniciada em breve, com expectativa de abertura em 2028. Parte de uma iniciativa mais ampla de combate ao crime organizado, o projeto também inclui a criação de um departamento focado exclusivamente neste tipo de crime dentro do Ministério Público francês.




 
 
 

Comments


Em destaque

Adauto Jornalismo ABJ-4386/25 © 2025 Desenvolvido por Adauto Jornalismo™​​ na Plataforma Wix

bottom of page