top of page

Reconhecimento facial da Polícia Militar auxiliou a prisão de 500 pessoas no Rio

Atualizado: 10 de mar.

O sistema de reconhecimento facial, implantado pela Polícia Militar do Rio, em dezembro de 2024, já auxiliou a corporação a efetuar 500 prisões

Viaturas parcialmente blindadas da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Viaturas parcialmente blindadas da Polícia Militar do Rio de Janeiro

A marca foi atingida nesta terça-feira de carnaval (4), nas proximidades do Sambódromo do Rio, por policiais militares do 4° batalhão (São Cristóvão) que prenderam um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça por crime de roubo.


tecnologia de ponta é usada no planejamento especial elaborado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar para a segurança do carnaval.


Desde 28 de fevereiro, já identificou 12 pessoas com mandados de prisão em aberto, cinco delas na região central do Rio de Janeiro.

O núcleo central da área tecnológica da corporação monitora, por câmeras, a movimentação nas áreas de desfiles de escolas de samba, blocos de rua, orla marítima e outros pontos turísticos, além de rodovias e estações de transporte coletivo. “O governo do estado tem investido muito em tecnologia para empregá-la na área de segurança. Hoje, não há um local de grande concentração de público que não esteja sendo monitorado”, afirmou o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira. 

O sistema de videomonitoramento urbano está interligado a mais de 260 mil dispositivos (câmeras e alarmes) instalados em vias públicas em todo o estado.


Parte das câmeras está equipada com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas, instaladas em locais estratégicos. 


PUBLICIDADE

Motorola Moto G84 5G 256 GB Grafite 8 GB RAM
Motorola Moto G84 5G 256 GB Grafite 8 GB RAM

Além dos 260 mil dispositivos, também estão interligadas ao sistema, as 13 mil câmeras corporais portáteis utilizadas por policiais militares, bem como câmeras instaladas em helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM).




 
 
 

Comments


Em destaque

Adauto Jornalismo ABJ-4386/25 © 2025 Desenvolvido por Adauto Jornalismo™​​ na Plataforma Wix

bottom of page