top of page

Morte do Papa Francisco: O adeus a um pontífice que marcou a história

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, segundo anúncio oficial do Vaticano

 — Imagem/Reprodução: O cardeal Kevin Farrell disse que "o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai"
— Imagem/Reprodução: O cardeal Kevin Farrell disse que "o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai"

Primeiro papa não europeu e o primeiro jesuíta a ocupar o trono de Pedro, Francisco foi eleito em 2013 e deixou um legado de compromisso com os mais vulneráveis, a ecologia e o diálogo inter-religioso.


Sua última aparição pública ocorreu no domingo de Páscoa, 20 de abril, durante a tradicional bênção Urbi et Orbi na sacada central da Basílica de São Pedro. Visivelmente fragilizado, ele proferiu sua solene mensagem antes de se recolher pela última vez.


Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio era filho de imigrantes italianos. Seus pais, Mario José Bergoglio e Regina María Sivori, haviam deixado a Itália na década de 1920, buscando uma vida melhor na Argentina, longe das dificuldades econômicas de seu país natal.


Essa fusão cultural moldou profundamente sua visão de mundo, unindo a tradição europeia à identidade latino-americana.


O futuro da Igreja: O que se sabe sobre seu sucessor?


Com a morte de Francisco, inicia-se o processo de escolha de seu sucessor. O conclave, que reúne cardeais eleitores com menos de 80 anos, começará em pelo menos 15 dias. A eleição ocorrerá na Capela Sistina, onde os cardeais procederão à votação secreta. Para ser eleito, o novo papa precisará obter dois terços dos votos.


Até o momento, não há um favorito claro, e as discussões devem se concentrar no futuro da Igreja diante dos desafios sociais, geopolíticos e espirituais que marcam o mundo contemporâneo.





 
 
 

Comentários


Em destaque

Adauto Jornalismo ABJ-4386/25 © 2025 Desenvolvido por Adauto Jornalismo™​​ na Plataforma Wix

bottom of page